A atenção é um processo cognitivo que atua na recepção de informações relevantes no ambiente. Existem quatro tipos de atenção: atenção seletiva, se dá pela concentração em um estímulo específico ignorando os demais; atenção dividida, consiste em dividir a capacidade de absorção nos diversos estímulos presente; atenção de sondagem, baseia-se na busca por estímulo específico e a atenção de vigilância, fundamenta-se em um estado de vigilância, à espera da ocorrência de um estímulo.

Dentre esses quatro tipos, a atenção seletiva é a que deve predominar no ambiente de trabalho, uma vez que é preciso ter foco e atenção na atividade desempenhada pois a falta de atenção além de ser mais propícia a riscos de acidente, também pode impactar na produtividade.

 COMO MELHORAR A ATENÇÃO NO TRABALHO?

BEBA MUITA ÁGUA: estar hidratado proporciona melhora no funcionamento cerebral e na capacidade de atenção.

TENHA UMA BOA NOITE DE SONO: dormir bem é uma questão fundamental! Uma noite mal dormida de sono, pode influenciar na capacidade de criação, concentração, memorização e atenção.

ALIMENTE-SE BEM: isso é um clichê muito verdadeiro, pois sem os nutrientes necessários as reações químicas não acontecem da forma adequada, além de nos tornar mais vulneráveis a dor e doenças, o que tira totalmente o foco no trabalho.

GOSTE DO QUE FAZ: ao trabalhar com o que gosta, a pessoa se sente satisfeita e motivada a dar o melhor de si para que o trabalho seja realizado de forma proficiente.

PRIORIZE AS TAREFAS: baseando-se na prioridade, realize uma tarefa de cada vez, assim, você evita estresse e dividir a sua atenção em mais de um estímulo, o que pode acarretar erros e, dependendo da função, graves riscos de acidentes de trabalho.

NÃO CONFIE TANTO ASSIM: o excesso de confiança pode tirar a atenção, tornando o ambiente de trabalho mais arriscado para si e para os demais.

EVITE CONVERSAS E BRINCADEIRAS: há momentos para tudo, por isso, no momento de trabalho, o foco deve ser exclusivo para a atividade desenvolvida. É questão de atenção e responsabilidade!

RESOLVA OS PROBLEMAS PESSOAIS: sabe aquela frase que diz: “deixe os problemas fora do trabalho”, está certíssima! Recomenda-se resolver os problemas para que os mesmos não interfiram no ambiente de trabalho e desfoque sua atenção.

RELAXE, DESESTRSSE: faça coisas que te deixa feliz: vá ao cinema, tome um café com os amigos, um churrasco, leia um livro ou simplesmente não faça nada! Se permita apreciar os pequenos prazeres. Quem sofre de estresse é mais ansioso e, automaticamente, não consegue se concentrar em uma única atividade afetando a vida pessoal e profissional.

 

Marcine Queiroz Araújo Macedo de Almeida
Psicopedagoga do ReHaB-Espaço de Saúde e Bem Estar
MEC/DF 2082

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